cloud cloud cloud cloud cloud
como iniciar blog

Com o crescente uso da internet e a democratização da informação, diversas plataformas são usadas para a divulgação de conteúdos, dentre elas temos os blogues que têm estado connosco a bastante tempo e até agora tem trazido grandes resultados seja para a publicação de ideias, pensamentos pessoais ou mesmo corporativos.

Benefícios de ter um blog

Ter um blogue traz consigo diversos benefícios, tais como:

Audiência

Hoje com o uso das tecnologias através da internet é possível alcançar milhares de pessoas podendo ser uma das formas de promover os negócios da sua empresa ou mesmo um perfil pessoal. Através do blog é possível criar uma relação entre os potenciais clientes para caso de empresas, podendo agregar valor criando um canal para uma posterior venda de serviços.

Profissionalismo

Através de um blog é possível estabelecer uma imagem profissional, abordando assuntos que estão directamente ligados a área de actuação e dessa forma se tornar uma referência no que concerne aos profissionais credíveis da mesma área.

Mais conexões

Todo leitor do blog pode se tornar um potencial cliente. Essa é uma das vantagens de se ter um blog, pois quando o conteúdo for de extrema valia para o leitor o mesmo pode estabelecer uma certa confiança o que fará com que contrate os seus serviços.

Oportunidades

Além de não ter limites de fronteiras, ou seja, cada artigo no blog tem a possibilidade de ser lido em todo mundo. Isso fará com que diversas portas se abram, seja para consultorias, palestras, seminários, até mesmo para os que queira fazer parcerias.

Aprendizagem

Além de expressar ideias e pensamentos, o blog é uma excelente ferramenta para aprender coisas novas, pois possibilita a interacção através de comentários onde as outras pessoas podem dar as suas contribuições.

Ganhar dinheiro

Uma das maiores motivações na qual as pessoas criam um blog é  ganhar dinheiro, seja através de uma forma directa, usando anúncios de propaganda, vendendo produtos, ou de uma forma indirecta, promovendo os seus serviços para uma possível contratação, dentre outras várias existentes.

Com todas essas vantagens não há razão para não criar um blog, nesse caso a questão que se segue é como criar um blog?

Como criar um blog?

Existem diversas maneiras de se criar um blog, até mesmo para quem não tem altos conhecimentos de linguagens de programação ou design, porém o mais crucial é ter em conta os seguintes procedimentos:

1. Delimitação do assunto

A primeira coisa a ser feita antes de iniciar um blog é a delimitação do assunto que será abordado no blog, de preferência assuntos ligados a sua área de actuação, ou de assuntos que gostas. Por exemplo, profissionais na área de design, pode escrever sobre algumas tendências e práticas de design, assim sucessivamente. Também pode se falar de assuntos que sejam do interesse das pessoas, para tal poderá fazer uma prévia pesquisa sobre quais os assuntos são mais populares.

2. Escolha do Nome

Após a primeira etapa é necessário definir qual é o nome do blog. De preferência um nome fácil de memorizar, e que contenha algo relacionado ao escopo do conteúdo a ser divulgado.

3. Compra de Domínio

Durante a escolha do nome, é necessário pesquisar sobre a disponibilidade do domínio. Existem diversos sites de compra de domínio na internet, tal como na TurboHost, que com uma facilidade de interacção possibilita adquirir o seu domínio em pouquíssimo tempo.

4. Compra de hospedagem

Para que o site esteja na internet, será necessário que o mesmo esteja num recurso computacional, nesse caso terá de pagar um serviço de hospedagem. Felizmente, na TurboHost poderá aderir esses serviços, de acordo com as suas necessidades ou da sua empresa, podendo ganhar até alguns descontos.

5.  Cria o seu blog

Agora é o momento de criar o blog. Nessa fase terá de recorrer à ajuda de um especialista na área de programação e design gráfico para a criação dos elementos visuais para o seu blog. Uma outra opção é através de um CMS (Sistema de gestão de Conteúdo), tal como o WordPress, que é bastante usado actualmente e não requer nenhum conhecimento de programação. Através do mesmo é possível personalizar a aparência do próprio blog, criar páginas, hiperligações, publicações e muito mais. Saiba mais sobre WordPress aqui.

6. Crie o primeiro artigo

Com o blog já criado, é o momento de fazer o seu primeiro artigo. Crie o seu primeiro artigo, publique e compartilhe com os amigos. Deve ser objectivo nos artigos de modo que não confunda os leitores, o que facilitará a compressão da mesma.

Com essas dicas já pode iniciar um blog e, além disso, é necessário saber que isso é só o começo, pois há muito mais a ser feito para que  tenha um blog de sucesso.

Então, gostou do artigo? Deixe nos comentários a sua opinião.

Comentários fechados em Como iniciar um blog em 2021

Comments are closed.

Precisa de ajuda ? Ligue para o nosso suporte

📱+258843670086

Ofertas de registo de domínio válida por tempo limitado, leia as nossos termos de uso

© 2020  TurboHost. Alojamento Web  e registo de domínio barato.

Hypertech LDA